As Trotinetes Elétricas na Europa
As trotinetes elétricas tornaram-se parte integrante do quotidiano das grandes cidades, apresentando-se como uma alternativa de mobilidade. No entanto, a coexistência entre peões, condutores e utilizadores destes veículos tem sido um desafio, resultando em numerosos acidentes em toda a Europa, incluindo casos fatais.
Devido ao estacionamento não regulamentado e ao aumento de incidentes, os governos estavam preocupados em desenvolver nova legislação para regular a utilização destes meios de transporte. Um exemplo é a França que, em outubro de 2019, introduziu alterações no código da estrada proibindo as trotinetes elétricas de circularem a mais de 25 km por hora, com multas de 1500 euros para os infratores. Além disso, os utilizadores passam a ter de conduzir individualmente, sem auscultadores, para garantir a perceção do ruído do trânsito, e a idade mínima foi fixada nos 12 anos, com multas de 35 euros em caso de incumprimento.
O uso de ciclovias tornou-se obrigatório e, na sua ausência, as trotinetes devem circular em ruas com limite de velocidade inferior a 50 km por hora. Embora teoricamente conduzir na calçada implique uma multa de 135 euros, algumas cidades têm a possibilidade de autorizar esta circulação em espaços considerados suficientemente amplos.
Outros países europeus também enfrentam desafios semelhantes. No Reino Unido, onde as scooters são proibidas nos passeios e estradas, um acidente fatal envolvendo um YouTuber em julho de 2019 causou grande choque. A aplicação da lei é mais flexível quando os usuários estão devidamente equipados com capacetes.
Em Portugal, a preocupação com a regulação e fiscalização tem crescido. Embora as regras limitem a velocidade das trotinetes a 25 km por hora, foram registados casos de velocidades até 80 km por hora. Em Lisboa, o município já proibiu a circulação destes veículos em diversas ruas, aplicando multas por estacionamento abusivo. Dados divulgados pela autarquia indicam que a Polícia Municipal arrecadou mais de 17 mil euros em multas por estacionamento irregular de trotinetes entre fevereiro e junho de 2019, tendo sido retiradas mais de 1800 viaturas do centro da capital portuguesa nesse período.
FONTE: https://pt.euronews.com/2019/10/25/europa-comeca-a-regular-trotinetes-eletrica