Serão as Trotinetes Elétricas ecologicamente sustentáveis?
Optar por uma viagem de trotinete elétrica em vez de um carro pode parecer uma escolha mais ecológica à primeira vista, reduzindo as emissões diretas durante a utilização. No entanto, um estudo abrangente do ciclo de vida das scooters revela que a sua pegada ambiental não é tão "verde" como se pensava anteriormente.
Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte concluíram que, embora as trotinetes elétricas possam ser mais ecológicas em comparação com a maioria dos carros, elas perdem para outros meios de transporte, como bicicletas ou transporte público. O estudo considerou todas as emissões e materiais utilizados durante a produção das scooters, incluindo baterias de lítio e peças de alumínio, transporte desde o local de fabricação (geralmente na China), bem como manutenção e atualização das trotinetes elétricas.
Jeremiah Johnson, um dos autores do estudo, salienta que se considerarmos apenas o período em que estamos efetivamente a utilizar a scooter, quando não há emissões diretas, é fácil pensar que são amigas do ambiente. No entanto, destaca a importância de dar um passo atrás e examinar todas as etapas ocultas do processo.
O principal fator que contribui para a pegada ambiental significativa das scooters ocorre durante a fase de produção dos componentes, especialmente o alumínio necessário, e nas emissões de carbono geradas pelos veículos de recolha de scooters nas estradas à noite.
A média de emissões de gases de efeito estufa por quilómetro percorrido em uma trotinete é de cerca de 200 gramas de CO2, enquanto a mesma métrica para um carro, considerando todo o ciclo de vida do veículo, é de 400 gramas.
Os fabricantes de trotinetes procuram soluções para estes problemas, como melhorar a autonomia dos veículos e implementar novas funcionalidades para evitar recolhas noturnas. No entanto, ainda não há desenvolvimentos concretos neste último aspecto.