Nosso projeto

A nossa ideia é criar um auxiliar de propulsão elétrica, ou seja, um adaptador elétrico que se adapte a cadeiras de rodas manuais.
Reciclar os componentes das scooters elétricas, que, tendo em conta a sua curta esperança de vida, necessitam de uma solução para a sua reintegração no mercado é o que move a SPURS neste projeto.
Os nossos objetivos são cumprir os objetivos da UNESCO, pois aplicamos uma linha de produção sustentável e também, aprendemos uns com os outros, crescemos como equipa e estarmos presentes para apoiar o projeto para que ele fique cada vez melhor.
Numa fase inicial, realizamos várias pesquisas para conhecermos os componentes de uma trotinete elétrica e quais os impactos que tinham na sociedade e no ambiente. Através de um mind map e dos debates realizados com o objetivo de encontrar um produto que satisfazesse todos os nossos parâmetros, finalmente decidimos como reaproveitar as trotinetes elétricas em fim de vida.

A criação deste auxiliar de propulsão irá utilizar grande parte dos componentes da trotinete elétrica. Todas as trotinetes que a nossa empresa receberá passarão por um processo check-up do material, ou seja, irá ser verificado se a trotinete precisa de uma controladora nova, se o travão precisa de ser substituído, se as rodas estão em boas condições, etc. Se tudo se encontrar em bom estado, a trotinete passará por todas as outras secções. Para além dos componentes da trotinetes, serão comprados tubos de aço com 2 cm de diâmetro (cortados pelo fornecedor com as medidas pretendidas) , sistema de ligação entre o sistema de acoplamento produzido e a cadeira de rodas (comprado a um fornecedor), entre outros.

Infelizmente ainda pouco se sabe sobre a reutilização de baterias e de como estas podem ser recicladas. Assim sendo, a nossa empresa irá armazenar e transportar as baterias das trotinetes elétricas em fim de vida a empresa portuguesa UTIS – Ultimate Technology To Industrial Savings, LDA, com sede em Lisboa, que irá fazer a sua combustão controlada. Para criar essa embalagem aplicamos os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Cálculo para Engenharia.

O layout de um sistema de produção é a forma como ele está organizado no espaço físico. No que diz respeito ao espaço físico da nossa linha de produção, optamos por uma configuração de job shop, considerada a mais apropriada e eficaz. Cada seção do nosso layout destina-se a produções com máquinas e materiais semelhantes, facilitando e dinamizando o fluxo de produção. Assim, para encontrar o melhor layout para o sistema de produção, e para otimizá-lo, a Spurs decidiu estabelecer 12 secções diferentes(armazém, balneários, check-up, entrada, escritórios, loja, metal, montagem, pintura, sala comum, sala de reuniões e WC). Uma vez decididas as secções, a equipa sentiu a necessidade de definir o layout da empresa e, para garantir a correta implementação das secções, a equipa utilizou o método CORELAP. Isso levou à implantação do sistema produtivo da empresa, que é mostrado na figura a seguir.

Planta do espaço fabril a partir do método CORELAP

Layout 3D do piso inferior

Layout 3D do piso superior